GTI - Gestão da Tecnologia e Inovação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Texto 08 - Crédito de Carbono (data limite da resposta 18/11)
Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Emptynovembro 26th 2009, 21:12 por sergio silva - 20575034

» ÚLTIMO TÓPICO - Avaliação dos alunos
Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Emptynovembro 7th 2009, 14:46 por WML

» Aulas do 3º Bimestre
Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Emptysetembro 14th 2009, 21:50 por WML

» Texto 07 - TIB e o Processo de Internacionalizão da Economia (data limite da resposta 28/05)
Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Emptyjulho 8th 2009, 21:33 por Lucian0 Ramos 20675053

» Aulas 2º Bimestre
Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Emptymaio 16th 2009, 19:57 por WML

» Texto 06 (EXTRA - apena para substituir um fórum pendente) - (data limite da resposta 23/04)
Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Emptyabril 24th 2009, 05:08 por leonardo - 20675025

» Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)
Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Emptyabril 17th 2009, 06:46 por Thiago Varela 20675086

» Texto 02 - Ondas de Inovação Tecnológica (data limite da resposta 05/03)
Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Emptyabril 9th 2009, 10:07 por WML

» Texto 01 - Comunicação é o Nome do Jogo (data limite da resposta 19/02)
Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Emptyabril 6th 2009, 16:03 por WML

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Patrocinadores

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

+25
Sergio silva 20575034
Elias Fischer 20875114
Lucian0 Ramos 20675053
Rafaela
Lucas Servilheira20575084
Uilian Almeida 20675029
DENILSON ARCENIO 20575056
Edson 20675026
Tiago Rodrigues dos Santo
Fernando_Riquete_20775112
Raphaelfrf
leonardo - 20675025
Tairrone 20575054
Eduardo Roque 20675080
Paulo Ricardo
Angelo Rocha 20675079
Fabio Cavassani 20675096
Bernardo - 20675002
Rodolfo 20675052
Pedro 20675089
Thiago Lima 20575006
Ericson Silveira 20675040
ronalldo 20675003
Agnaldo20675071
WML
29 participantes

Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por WML abril 2nd 2009, 15:13

Senhores, segue novo texto (Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto). Desculpem a falha. Bem, texto referencia a última aula em que falamos de inovações que rompem os conceitos vigentes no mercado, inovações disruptivas.

Sendo assim a pergunta é a mesma do texto: O que na história da empresa causaria uma mudança nas premissas baseadas na cultura e faria com que seus executivos começassem a fazer perguntas que antes nunca tinham precisado de resposta?

Antes é preciso saber quel foi o erro da Eli Lilly. Este erro poderia ser evitado?

abraço,
WML

WML
Admin

Mensagens : 42
Data de inscrição : 01/02/2008

https://gtaedb.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Agnaldo20675071 abril 5th 2009, 16:19

O erro da Eli Lilly foi justamente não ouvir o cliente final e sim os médicos especialistas que não são os clientes de massa e a própria empresa chegou a constatação do texto destacado.
"Fazendo uma retrospectiva", destacou um pesquisador da Lilly, "o mercado não estava terrivelmente insatisfeito com a insulina suína. Na verdade, estava bem contente com ela".
O custo acima da expectativa também foi grande na restrição do produto pelo mercado consumidor visto que excedia a expectativa do mesmo em termos de desempenho e não estava disposto a pagar mais.
Este erro poderia ser evitado se o departamento de marketing estudasse um melhor momento para lançar o produto ou aliar a melhoria do produto a uma outra facilidade para o mercado consumidor com foi o caso da Novo com o lançamento da caneta, que mesmo tendo um produto que possivelmente desruptivo em relação ao Humulin da Eli Lilly, mas atendia a expectativa do mercado consumidor como um produto inovador no todo.
As premissas são da empresas são corretas quanto aos seus produtos porque a Eli Lilly nasceu justamente com a cultura de ser uma empresa inovadora em seus produtos sendo umas das mais renomadas no mercado até a presente data, só houve um erro na gestão de quando e como lançar o produto no mercado.

Agnaldo20675071

Mensagens : 8
Data de inscrição : 15/02/2009
Idade : 52
Localização : Resende - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por ronalldo 20675003 abril 10th 2009, 17:28

Conforme quertão em debate, o erro da Eli Lilly podeia sim ser evitado de forma que pasassem a ouvir os clientes finais e não aos especialístas que em si eram minoria.
Fica evidente tambem no texto que o lançamento precoce de uma nova tecnologia sendo que o mesmo já o detinha no mescado foi cruscial para a não objetividade dos negócios da Eli Lilly.
Quando se analisa o caso da Eli Lilly, é excencial vermos o que é benefício para o cliente, a qual ponto há a necessidade de atender com o melhor produto o mecado existente da época.
O texto descreve os aspectos-chave contidos na estratégia de produto. Na maneira como determinar os produtos futuros em função do desempenho dos atuais, projetar novas maneiras de desenvolvê-los, produzi-los e distribuí-los aos seus clientes assim o fez a empresa Eli Lilly precocimente.
Segundo PROENÇA (1995:4), a estratégia competitiva pode ser definida como um conjunto articulado que inclui: a visão geral quanto a como o negócio compete no mercado, suas metas de desempenho, e as estratégias que deverão ser conduzidas nas diversas áreas funcionais competentes do negócio, para sustentar a forma de competir e suas metas.
A estratégia empresarial tem como finalidade estabelecer quais os caminhos, os cursos e programas de ação que devem ser seguidos para alcançar os objetos estabelecidos pela empresa.
ronalldo 20675003
ronalldo 20675003

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/02/2009
Idade : 39
Localização : Resende-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Ericson Silveira 20675040 abril 10th 2009, 22:17

No seu livro A Estrutura de Revoluções Científicas, de 1962, Thomas Kuhn se referia às rupturas na evolução científica como "mudanças de paradigma", um termo que hoje é usado mais genericamente para descrever uma modificação profunda em nossos pontos de referência.
Na história da empresa em questão, um fato inesperado poderia causar mudanças nas premissas baseadas na cultura. Esse fato inesperado pode ser uma inovação do concorrente, um momento de crise ou vendas fracas. No caso da empresa Eli Lilly, a decepção com as vendas diante de um sucesso tecnológico foi esse fator inesperado. Certamente, isso provocou quebras de paradigmas e fez com que os executivos começassem a fazer perguntas que antes nunca tinham precisado de resposta. A forte cultura da empresa em relação a um maior grau de pureza teve que começar a ser revista.
O erro de Eli Lilly foi não conhecer a demanda do mercado. Por ser uma empresa de sucesso com uma cultura muito forte em relação à maior grau de pureza na insulina, os executivos da empresa não se atentaram para o fato de que os consumidores de insulina talvez estivessem satisfeitos com a pureza da insulina oferecida. A Eli Lilly ofereceu um produto que excedia as necessidades do mercado a um custo maior. E os consumidores não estavam dispostos a pagar mais por isso, visto que estavam muito satisfeitos com o produto antigo (insulina suína). Esse erro poderia ter sido evitado com uma abrangente pesquisa de mercado envolvendo diversos usuários de insulina. Essa pesquisa não deveria ouvir apenas endocrinologistas e seus pacientes mais graves e mais resistentes à insulina suína. Essa era uma pequena parcela dos usuários que levou os profissionais de marketing a superestimarem as demandas dos principais mercados.

Referência:
http://www.paradigma.com.br/leiamais/leiamais0008/view. Acessado em 10 abr 2009.

Ericson Silveira 20675040

Mensagens : 7
Data de inscrição : 17/02/2009
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Thiago Lima 20575006 abril 12th 2009, 07:58

Diabetes é uma doença progressiva que afeta hoje cerca de 7 milhões de brasileiros e 200 milhões de pessoas em todo o mundo. Aproximadamente 90% delas são portadoras do diabetes tipo 2, doença que apresenta como característica principal a produção insuficiente de insulina pelo organismo e resistência à ação da mesma. Os diabetes tipo 2 são mais comuns em adultos acima de 40 anos, principalmente nos que estão acima do peso. Os portadores da doença que apresentam níveis altos no teste laboratorial HbA1C (hemoglobina glicada) são mais propensos a ter complicações como cegueira, amputações, problemas cardíacos e renais. No Brasil, pelo menos 15% da população com mais de 40 anos pode ser diabética.
A Lilly foi pioneira no tratamento de diabetes.
Atualmente, a Lilly comercializa no Brasil o Humulin (a insulina mais vendida no mundo), a Humalog (insulina de ação ultra-rápida) e a Humapen (caneta aplicadora de insulina).
A Lilly teve como objetivo a Inovação e Criatividade para promover mudanças que poderiam garantir a sua liderança e competitividade frente ao mercado. Agiu com inteligência diante da necessidade de mudanças de negócio, mas o maior erro foi desenvolver um produto, sem pesquisar o mercado ( baseando nos clientes ), houveram melhorias no processo de fabricação da insulina, fazendo com que o produto fosse cada vez mais puro, deixando-o mais eficiente para o mercado. A insulina extraída de animais passou a encontrar resistência em alguns humanos que necessitavam de seu uso para combater a diabetes. Sendo assim, a Lilly visou uma melhoria na pureza do produto, investindo em pesquisas e em desenvolvimento de uma insulina 100% pura, bem semelhante à insulina humana. A partir daí lançaram o produto no mercado visando um retorno dos consumidores, porém, o preço alto e a qualidade não tão superior à insulina animal fez com que o crescimento de vendas fosse lento.No momento atual temos que juntar o útil ao agradável, não basta um produto ser bom se não tiver um preço acessível ao mercado, e não basta o preço ser acessível ser o produto não for bom.

Referencia:

knol.google.com/k/fabiano-dias-cardoso/insulina


Última edição por Thiago Lima 20575006 em abril 16th 2009, 16:37, editado 1 vez(es)

Thiago Lima 20575006

Mensagens : 7
Data de inscrição : 17/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Pedro 20675089 abril 14th 2009, 11:22

Antes do início de qualquer pesquisa de novos medicamentos ou produtos, é necessário fazer uma pesquisa de campo sobre as necessidades e desejos do público-alvo. Antes, é preciso entender a diferença entre necessidades e desejos. Necessidades referem-se a aspectos básicos da condição humana, como comer, ir ao banheiro, beber água, etc. Já desejo são manifestações de nossa vontade, como ter uma Tv maior, comprar um carro, um celular com câmera fotográfica, etc.
A insulina 100% pura era uma necessidade, porém era uma necessidade de poucos, do grupo que havia adquirido resistência à insulina suína. Porém a caneta de insulina era um desejo, ela não era imprescindível as pessoas, ela apenas respondia ao anseio das pessoas de terem algo mais prático para a aplicação da insulina.
O erro da Eli Lily foi não fazer uma pesquisa de opinião pública. Com ela, a Eli Lily teria percebido que o mercado estava satisfeito com a insulina bovina, e apenas uma pequena fração de pessoa havia adquirido resistência a mesma. Nesse caso, poucas seriam as pessoas que se beneficiariam com o novo produto. Ao mesmo tempo, na mesma pesquisa, seria possível notar um grau de insatisfação com a “demora” no tempo de preparação da dose. Assim, com uma simples análise de seu público-alvo, a Eli Lily evitaria um gasto tão grande num produto para poucos e talvez investisse em algo que seus consumidores realmente desejam.

No mundo globalizado, as organizações precisam ter consciência de que o ambiente onde a empresa se move é mutante. Sua característica principal é ser continuamente modificado, não somente no sentido de que tudo se move, mas na criação de novos paradigmas que alteram o modo de percepção de tudo a sua volta. Técnicas de produzir tornam-se obsoletas frente a outras mais eficientes e modernas, relações sociais são substituídas, alteram-se os padrões de consumo e culturais, enfim, tudo o que era estável e sólido desmancha no ar. Como a Eli Lily não soube perceber o que era necessidade e o que era desejo da maioria de seus consumidores, a Nova, ao descobrir o desejo do mercado e criar algo que suprimiu o mesmo, criou um novo produto que movimentou o ambiente a sua volta, fazendo com que empresas que antes estavam atentas somente a qualidade, que ainda sim é sinônimo de liderança, e deixavam a criatividade e a inovação de lado, passassem a procurar novas formas de suprir essa deficiência de criatividade, se movimentando para estar no mesmo nível do ambiente ao seu redor.

Referência: http://www.ufrgs.br/fce/rae/edicoes_anteriores/pdf_edicao43/artigo03.pdf

Abraço,
Pedro Henrique
Pedro 20675089
Pedro 20675089

Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Rodolfo 20675052 abril 15th 2009, 15:59

“ A Eli Lilly and Company é uma empresa pioneira e inovadora, comprometida com o desenvolvimento de uma linha cada vez maior de produtos farmacêuticos de primeira linha e primeira qualidade, a fim de ajudar as pessoas a viverem uma vida mais longa, mais saudável e mais ativa. Os produtos Lilly tratam depressão, esquizofrenia, déficit de atenção e hiperatividade, diabetes, osteoporose e muitas outras doenças. Estamos comprometidos em proporcionar "Respostas que fazem a diferença" - por meio de medicamentos e informações - para algumas das necessidades médicas mais prementes do mundo. ”
O papel do excesso de insulina acentuando a " imunosupressão" e osteoartrite , foram exploradas.
Altos níveis de insulina podem iniciar ou perpetuar o glaucoma, uma freqüente conseqüência da hipertensão e diabetes.
Intervenções terápicas objetivaram controlar a superprodução de insulina e a resistência à insulina se baseia fortemente, na modificação de estilo de vida com exercício aeróbico e dieta com baixo nível de carboidrato em essência.

Fonte: http://www.lilly.com.br/
http://www.babylon.com/definition/Eli_Lilly_and_Company/Portuguese

Rodolfo Martins - 20675052

Rodolfo 20675052

Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto

Mensagem por Bernardo - 20675002 abril 15th 2009, 21:39

É bem evidente que a empresa Eli Lilly pecou na sua escolha de investimento, poderia ter evitado o erro e a perca de mercado se tivesse se atentado com a real necessidade e oque seria o suficiênte para o mercado. Sua pesquisa de mercado se inganou ao achar que a uma inovação disruptiva seria um grande lançe para dominar o mercado.

Acredito que uma pergunta que passaria a ser questionada em momentos de decisões de uma empresa ao passar por algo parecido a de Eli Lilly seria - "É possível que o mercado pagaria mais por algo melhor? Ou se contentaria com algo mais simples e menos eficiênte porem muito mais em conta? Será que uma inovação disruptiva seria a solução para a conquista do mercado? - Executivos passariam a pensar que pode ter momentos em que a exigência do mercado tende mais ao preço do que a qualidade, mais a praticidade do que a complexidade, a algo que é suficiente ao inves de algo que poderia ser algo alem do esperado.

Inovações disruptivas nem sempre são a solução de desempenho no mercado, como diz Clemente Nobrega:

- Inovações disruptivas têm sido essenciais para reduzir custos, ampliar o acesso e melhorar qualidade em todos os setores. É uma saída para assistência médica e educação

- Portanto, dizer que inovar é sempre fazer “melhor” ou “aprimorar” é errado. Em muitas circunstâncias inovar é fazer “pior” do que o padrão estabelecido. É, na verdade, criar outro padrão de qualidade.

Referência: http://www.clementenobrega.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=280&ok=ok&query=simple&search%5Fby%5Fauthorname=all&search%5Fby%5Ffield=tax&search%5Fby%5Fheadline=false&search%5Fby%5Fkeywords=any&search%5Fby%5Fpriority=all&search%5Fby%5Fsection=all&search%5Fby%5Fstate=all&search%5Ftext%5Foptions=all&sid=75&text=inova%E7%F5es+disruptivas
Bernardo - 20675002
Bernardo - 20675002

Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/02/2009
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Fabio Cavassani 20675096 abril 15th 2009, 22:18

O erro da Eli Lilly foi de fato querer diferenciar um produto do qual ela já era pioneira e líder de vendas no mercado mundial. A criação dessa nova insulina com 100% de pureza, ou até mesmo o seu lançamento prematuro diante do mercado da época, de fato não foi viável aos seus consumidores, já que nem todos apresentam de certa forma a “Resistência Imunológica”. O que o consumidor esperava é que tivesse um produto de qualidade, do qual atendesse todas as suas necessidades voltadas para a doença e com menor custo. A nova insulina excedia as expectativas dos usuários que certamente não estavam dispostos a pagar por um preço maior por esse produto do qual seu retorno, de certa forma, não seria tão diferente quanto ao que eles estavam tendo.

A Eli Lilly poderia ter evitado todo esse erro se tivesse analisado corretamente as necessidades do mercado consumidor e não a classe indicadora de seus produtos. Se a empresa tivesse lançado a Humulin juntamente com uma outra inovação, como foi a caneta de insulinas, certamente suas expectativas de venda seriam justificadas, não somente pelo seu produto, mas também vendo que todo o conceito de injetáveis havia sido modificado, o que tornaria uma aplicação mais rápida e eficiente.

Refrencia Bibliográfica:
http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=12243&cod_canal=10
Fabio Cavassani 20675096
Fabio Cavassani 20675096

Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/02/2009
Idade : 39
Localização : Resende

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Angelo Rocha 20675079 abril 15th 2009, 22:49

A Eli Lilly se preocupou por demais em aumentar o desempenho da sua insulina e ocorreu que não antes verificou o nível de satisfação das necessidades de seus clientes já fíéis e recém-conquistados com seus produtos sempre inovadores e de alta qualidade e também aquilo que o professor mencionou na última aula, não dando muita bola para a demanda atual do ramo de mercado que ela atuava e para os outros concorrentes, como os "franco-atiradores", no caso dessa empresa Novo que foi conquistando sua fatia no mercado aos pouquinhos e obtendo lucros, competitividade e confiabilidade satisfatórios para com muitos diabéticos nessa época!!! Acho que esse erro poderia ter sido evitado sim pela Eli Lilly se seus gestores não fossem tão "obcecados" somente por desempenho de produto.
Acho que como está dizendo no último parágrafo da 2ª página do artigo "Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto"
por executivos e estudantes de MBA da Harvard Business School: "a Lilly deixou passar uma coisa tão óbvia – onde diz que somente um percentual mínimo de pessoas com diabetes desenvolvem resistência à insulina – e que a diferenciação entre a insulina suína com alto grau de pureza (10 ppm) e a perfeitamente pura Humulin não era significativa. Assim com certeza, afirmam, alguns focus groups simples, nos quais pacientes e médicos fossem questionados se queriam insulina mais pura, teriam dado à Lilly a diretriz adequada". Pronto, ta aí a chave da polêmica, os gestores não pensaram, empregaram, se valeram de uma diretriz melhor elaborada e que fosse de encontro com aquilo que clientes e mercado desejavam no momento...

http://www.lilly.com.br/produtos/produto.aspx?idProduto=18
http://www.inovacaoemdiabetes.com.br/QuemSomos.aspx
Angelo Rocha 20675079
Angelo Rocha 20675079

Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/02/2009
Idade : 42
Localização : Queluz - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty 5º forum

Mensagem por Paulo Ricardo abril 16th 2009, 00:23

O erro poderia ser evitado se ela tivesse pesquisado o nível de satisfação do cliente com o produto e com o preço do produto. Os clientes já estavam satisfeitos com o que já tinha no mercado, quando a Eli Lilly pensou em melhorar seu produto, ela não pensou na proporção de usuários que iriam poder comprar o novo produto. Eu acho que ela acertou em melhorar o seu produto com mais pureza, pensando na saúde dos clientes, mas como gastou muito dinheiro queria ganhá-lo de volta, vendendo seu novo produto e faturando ensima dele. Errou no seguite, como os clientes já estavam satisfeitos com o produto que estava no mercado, não deveria ter gasto tanto com inovações, quando apareceu um concorrente com o preço menor e mais com o menos pureza, ela não aguentou segurar seu preço tão alto, ela deveria baixar seu preço.
A Lilly Fundada em maio de 1876, pelo Coronel Eli Lilly, em Indianápolis, capital do estado de Indiana, nos Estados Unidos, a Lilly está presente hoje em 138 países e atingiu um faturamento de quase US$ 15 bilhões em 2005.
No Brasil, a empresa participa da construção do mercado farmacêutico há 62 anos, e é uma das mais importantes indústrias do país, uma das líderes nas áreas de saúde mental, oncologia e saúde da mulher.
Químico farmacêutico e veterano da guerra civil norte-americana, o Coronel Lilly, vivia frustrado com os medicamentos de sua época, mal preparados e, muitas vezes, ineficazes. Para mudar esse quadro, assumiu compromissos - consigo próprio e com a sociedade - de fundar uma empresa que fabricasse produtos farmacêuticos da mais alta qualidade e que desenvolvesse somente medicamentos para serem prescritos por recomendação médica e não pela eloqüência de vendedores ambulantes, como era comum em seu tempo. Para isso, sempre fez questão que os produtos farmacêuticos Lilly tivessem como base a melhor ciência do momento.
Tendo em mente a vontade de inovar, em 1886 o Coronel Lilly contratou um jovem químico para a função de “cientista em tempo integral”, grande novidade para a época, que tinha por função básica estudar e aperfeiçoar as mais novas técnicas de avaliação de qualidade. Deste tempo remonta a tradição da Lilly de dedicação à qualidade dos produtos de seu portfólio e à descoberta e desenvolvimento de novos e melhores produtos farmacêuticos.
Um investimento ainda no Brasil depende de três variáveis: uma lei de propriedade intelectual efetiva e em vigor, uma política de preços que premie a inovação e um ambiente regulatório estável que acelere o registro de produtos inovadores .
www.lilly.com.br/quemsomos/historia.aspx
pt.wikipedia.org/wiki/Eli_Lilly

Paulo Ricardo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/02/2009
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Eduardo Roque 20675080 abril 16th 2009, 06:52

Neste texto podemos observar claramente, que nem sempre um produto com uma qualidade maior, (melhor desempenho), é o que o cliente final deseja. A cada inovação, criação de algum produto, processo, é preciso fazer um estudo muito apurado para nos adequar ao que o mercado deseja. Temos que fazer o que o cliente realmente quer e não o que achamos que eles querem.
Esse foi o erro da Eli Lilly and Company. Como em sua trajetória toda de desenvolvimento da insulina era voltado para pureza; ela não mudou a rota de desenvolvimento. Mesmo quando o seu produto já atendia muito bem a grande parte da população, a empresa investiu milhões em uma pesquisa que beneficiaria uma parte muito pequena do cliente final, não obtendo assim o retorno esperado.
Temos vários exemplos de invenções disruptiva que produtos com performance não tão grande como os que dominam o mercado, obtém resultados muitos positivos. Como o caso da Nintendo com o wii. “Depois dos EUA e Japão, o cenário repete-se na Europa, com a consola da Nintendo a esgotar nas principais cadeias de distribuição.”
Temos que a cada desenvolvimento, seja uma inovação ou melhoria, buscar sempre a tendência do mercado. Temos que analisar da seguinte forma, se estão dispostos a pagar por aquilo, se é melhor termos alta performance, porem com custo um pouco maior, ou custo menor e performance não tão alta. Identificar o problema real, o que chama mais a atenção do mercado são fundamentais para obter-se sucesso no produto final.

Referencias: http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/5916


Última edição por Eduardo Roque 20675080 em abril 16th 2009, 09:40, editado 1 vez(es)

Eduardo Roque 20675080

Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Tairrone 20575054 abril 16th 2009, 09:25

Tomo como conclusão, após dada a leitura do texto que, especular o que o mercado deseja é necessário porém de alto risco. O quão interessante aparentou ser a idéia a ponto de não consultar de forma mais pessoal os clientes. A Eli Lilly pode ser condenada por negligenciar uma atenção maior ao mercado propriamente dito. Porém foi agressiva e tentou tomar de vez o mercado, o que é digno de respeito. Em contra partida vem uma empresa menor e da origem a algo realmente significativo para os usuários de insulina. Uma questão de visão separa/separou as duas. Quando olha se para uma questão, pode se usar diversos ângulos. Alguns são satisfatórios, outros não.
O mercado é o responsável pelo que o homem cria, pois nenhuma empresa sobrevive sem lucro. E o último é oriundo da decisão do primeiro.

Referências:
Material cedido pelo prof. Washington
Conhecimentos pessoais

afro
Tairrone 20575054
Tairrone 20575054

Mensagens : 8
Data de inscrição : 16/02/2009
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por leonardo - 20675025 abril 16th 2009, 10:50

O erro da Eli Lilly poderia sim ser evitado. O entusiasmo em lançar uma novidade no mercado, uma inovação do produto, foi tão grande que a empresa não se preocupou em estudar seus clientes e suas reais necessidades. Conclusão, lançaram a inovação do produto, realmente mais eficiente, porém com um valor mais elevado. A característica de desempenho do novo produto foi acima do que o mercado precisava, além de apresentar um preço mais alto, preço cujo os clientes não optaram por pagar. Embora fosse uma inovação que melhorasse o produto e fosse um sucesso não era viável para o cliente escolhê-lo pagando um preço maior pois já existia a satisfação com a insulina suína. A Eli Lilly deveria pesquisar o mercado antes de tomar certas decisões, principalmente, decisões como estas que acarretariam custos e investimentos altos. Era necessário, primeiramente, fazer um balanço das possibilidades de erros e acertos baseado na demanda existente e após isso decidir o que fazer para a melhoria do produto.
Um fator que causaria uma mudança nas premissas baseadas na cultura seria por exemplo um fracasso diante de um investimento em uma inovação, como o caso da Eli Lilly, ou até mesmo a crise financeira e a concorrência acirrada que estamos vivendo hoje. Isso faria com que a empresa repenssasse sua maneira de tomada de decisão. Tudo isso leva uma organização a parar para analisar os caminhos que devem ser seguidos e, desta forma, evitar possíveis falhas.

Referências:
- www.lilly.com.br;
- www.mundodomarketing.com.br/imprimiblognews.php?materia=3635;
- www.abrhpe.com.br/artigos/Diversidade%20Cultural%202008.pdf;
- Coletânea “Premissas”: Premissas: Transformando a Cultura da Organização.

leonardo - 20675025

Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Raphaelfrf abril 16th 2009, 14:15

Quando se produz algo, é necessario fazer uma pesquisa de mercado, provavelmente a Lilly não foi eficiente nesse aspecto, posto que ouviu especialistas que tratavam de pacientes com diabetes avançadas. Enquanto no cenario mundial os principais consumidores de insulina não fossem diabeticos em estado avançado, o que faz com que as vendas de insulinas totalmente compativeis sejam menores, visto que apenas quem realmente precisava, que estaria disposto a pagar mais caro por isso. Contra partida a Novo teve um ótimo desempenho tornando pratico o uso de insulina com suas revolucionarias canetas, o erro da lilly foi não se adaptar ao mercado e focar na sua cultura de desenvolver produtos sempre melhores o que garantia a ela estar sempre a frente acabou não sendo necessario e nem eficaz, pois o que grande parte clientes procuravam era apenas custo/beneficio. Mas mesmo assim essa insulina ainda tornou-se muito util para muitas pessoas, logo essa tecnologia que salvou muitas vidas, poderia ter tido um apoio do governo também, o que não sei se aconteceu.
Raphaelfrf
Raphaelfrf

Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/02/2009
Idade : 35
Localização : Resende

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Fernando_Riquete_20775112 abril 16th 2009, 14:36

O erro da Eli Lilly foi a ganância por alta performance (neste caso por um produto 100% puro), enquanto o mercado absorvia perfeitamente as insulinas de origem suína que não era totalmente pura (podemos dizer media-performace). Em uma pequena minoria apresentava reação contra, por isso que os resultados foram insatisfatórios aos olhos da Eli Lilly. Se ela tivesse feito uma checagem bem apurada com diferentes usuários, nos mais diferentes níveis de uso de seu produto, iriam ver que os caminhos a serem percorridos não seriam a busca por uma alta performance (insulina 100% pura) e sim uma outra inovação, como por exemplo, a empresa Dinamarquês NOVO fez, que por sua vez implantou a praticidade ao se aplicar a insulina.
Desde anos atrás aos dias atuais, a busca obcecada por performance, vem deixando de lado a praticidade e simplicidade do produto, posso citar um exemplo que foi dado em sala de aula pelo professor que se enquadra perfeitamente neste caso, que foi o caso da Sony com seu PS 3, e a Nintendo com o Wii, que por sua vez os esforços da Sony se concentraram somente em performance, conseqüentemente tornando-se mais complexo, real e afetando a jogabilidade, enquanto a Nintendo com um propósito de menos performance e uma “fácil” jogabilidade, esta ganhando mercado que anos atrás era totalmente da Sony.
Então com base no exemplo que explicitei acima, podemos concluir que nem sempre a alta performance (Inovações Ruptivas) é a solução de todos os problemas, e sim a forma de observar o que o mercado demanda, que nos leva a hegemonia de longos anos.
Nem sempre o mercado quer performance e sim formas “fáceis” de usar o que já é existente.

Fernando Riquete 20775112

Fernando_Riquete_20775112

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Tiago Rodrigues dos santos 20675094

Mensagem por Tiago Rodrigues dos Santo abril 16th 2009, 15:14

Realmente, o que na história da Eli Lilly Company poderia fazer com que os menbros da cúpula da empresa “quebra-sem” o paradigma de que “Quanto mais pura, melhor”, eu não sei!
Pois, como todos os paradmigas, vinha dando certo por um bom tempo. Como podemos ver na história da empresa.

Em minha opinião, o grande erro da Eli Lilly Company, foi toda essa convicção de que os consumidores queriam cada vez mais um produto puro. Sua convicção era tanto, que eles não perceberam que quando chegaram em uma insulina relativamente pura, já tinham obtido uma grande parcela do mercado e que apartir daquilo, o custo x benefício não valeria mais a pena!

No ponto de vista ciêntífico, foi uma revolução e tanto. Pois, aprimoraram novas técnicas e agregaram muito conhecimento no setor. Porém, como todas as empresas não era isso que eles buscavam, e sim lucro!

Concerteza, esse erro poderia ter sido evitado. Se na época a empresa não estivesse tão “amarrada” ao paradigma citado acima, eles poderiam agir como toda grande empresa age nos dias atuais, pesquisariam as necessidades e expectativas do cliente, antes de começar uma pesquisa, da qual, necessita-se de uma alto investimento.
A idéia da empresa Novo, foi realmente espetacular! Uma inovação e tanto, no meu ponto de vista.
A empresa Novo, fez “direitinho” o dever de casa. Observou que com a pureza da insulina na época, alcançava-se uma grande fatia do mercado, e que o grande descontentamento por parte dos consumidores não era a impureza da insulina (para maioria do consumidores), e sim a dificuldade em injetá-la.
A empresa Novo observou, que a aplicação da insulina deveria ser tão comum quanto a insulina para uma pessoa diabética.
E isso fez toda a diferença!

Referências:
]http://www.lilly.com.br/imprensa/release.aspx?idRelease=420
]http://www.elililly.com.br/quemsomos/linha_tempo_lilly.swf
]http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/diabetes/insulina2.php
]http://www.redetec.org.br/inventabrasil/biobras.htm
http://criatividadeaplicada.com/2008/01/06/inovacao-como-lidar-e-aprender-com-seus-fracassos-e-sucessos/
Tiago Rodrigues dos Santo
Tiago Rodrigues dos Santo

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/02/2009
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Edson 20675026 abril 16th 2009, 17:18

No texto citado, o erro da Eli Lilly, foi o que podemos chamar de alta tecnologia para um mercado que ainda não se identificou com o que realmente quer para a solução de algum problema.

Acho que poderia ser evitado se a Eli Lilly estivesse estudadoo mercado e verificando se o mesmo queria pagar um valor muito maior de mercado para um produto superior, já que existia um outro, com qualidade que atendia as expectativas do consumidor e tinha um preço que enquadrava custo e benefício.

Outra forma seria a empresa consultar, realmente as pessoas que utilizariam este produto e o que realmente esperavam de retorno do mesmo.

Por causa das decorrentes concorrências de mercado, é necessário que cada empresa faça um estudo detalhado de perfil dos consumidores para que não haja sobrecarga de desempenho dos profissionais para um produto muitas vezes superior, mas que já existe no mercado, com um conceito tecnológico que atenda as expectativas de um grupo de consumidores com um preço bem mais competitivo.

As tecnologias devem ser implementadas, levando em consideração ao mercado que se quer atingir, o quanto se quer pagar pela tecnologia e o quanto é superior a uma que já se encontra no mercado, para que a mesma não se estacione e tenha uma mortalidade infantil, fazendo com que se perca todo o capital organizacional e a demanda de mercado.

“A Eli Lilly tinha gasto uma enorme quantidade de energia e capital organizacional para superar a demanda do mercado...O mercado não aceitou pagar por um preço maior a um produto que excedia o que o mercado demandava”

Referência: “O excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto”, Por Clayton M. Christensen, cap.8.

[http://www.elililly.cm.br/quemsomos/linha

Por Edson de Souza

Edson 20675026

Mensagens : 7
Data de inscrição : 17/02/2009
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por DENILSON ARCENIO 20575056 abril 16th 2009, 17:21

O erro de Eli Lilly foi simplismente desenvolver um produto para um determinado publico alvo (paciente com diabetes avançadas) que neste caso não atendei suas expectativa, uma vez que este público era a menoria, ela não se atentou a um pequeno detalhe, que para este tipo de produto não interessava a qualidade (pureza), pois a grande maioria não necessitava do mesmo, além de não atender uma grande maioria ela tinha problema com tempo de produção do produto (insulina).
Ela poderia ter evidado se ela atentase mais aos clientes no modo geral e não só as especialista, tivesse focado em produzir um produto que atende também a publico que não necessitase da insulila pura (alta performace) que era a grande maioria.


http://www.paradigma.com.br/

DENILSON ARCENIO 20575056

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Uilian Almeida 20675029 abril 16th 2009, 21:03

A observância por parte dos executivos de que a insulina Humulin “era mais um produto diferenciado cujo preço maior o mercado não aceitou porque o desempenho oferecido excedia o que o mercado esperava (TEXTO – EXCESSO DE DESEMPENHO NO CICLO DE VIDA DA INSULINA COMO UM PRODUTO – CLAYTON M Christensen)” com cota certeza levaria a um melhor resultado neste processo de evolução da Marca.
Sem o conceito apresentado acima não se é possível imaginar que determinado produto seja rejeitado por exceder expectativas de mercado com um custo relativamente baixo, perto de seus benefícios e recursos investidos, portanto acredito que o fato destes executivos não terem este conceito bem massificado, impede qualquer ação que possa identificar este panorama. Mas com base em uma cultura que é passível de entendimento, pois por séculos se prega a utilização e desenvolvimentos de produtos cada vez mais avançados e melhorados como um segredo para o sucesso, a falta de percepção por parte dos executivos é de certa forma justificável, porém é necessária uma estrutura voltada para observação das modificações que o mercado está sujeito para que não se invista em projetos que não darão o lucro esperado. Com isto concluo que o grande erro da Empresa Eli Lilly foi não ter em seu quadro, executivos atentos para os panoramas que o mercado apresenta e que saibam desta forma avaliar até quando é válido investir e aplicar esforços e investimentos em processos de desenvolvimento de produto.

Uilian Almeida 20675029

Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Lucas Servilheira20575084 abril 16th 2009, 21:25

Sem dúvida seu principal erro foi não escutar seu cliente final. Pois é ele quem vai lhe mostrar o caminho/tendência que o mercado está tomando. Este erro poderia ser evitado caso houvesse uma inovação radical realizada pelo fornecedor. Desta forma os executivos ficariam com receio e dúvida perante a essa incerteza de mercado. Com certeza iriam consultar o cliente antes de liberar a verba para o estudo novo. Sendo assim, não aconteceria o erro.


Fonte: http://www.lilly.com.br/

Lucas Servilheira20575084

Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Rafaela abril 16th 2009, 21:28

No texto, o erro de Eli Lilly foi não perceber a real necessidade de seus consumidores. Eles gostariam de um medicamento que atendesse suas necessidades. Mas quando surgiu um medicamento que fazia o mesmo efeito e que ainda era barato, eles optaram para uma mudança de empresa.

A mudança nas premissas baseadas na cultura, seria o fato de aparecer uma empresa concorrente, onde acarretaria competitividade no mercado. No caso da empresa Eli Lilly a concorrência foi grande, que ocasionou quedas nas vendas.

Quando uma empresa deseja fazer uma inovação, elas devem pesquisar a real necessidade de seus clientes. Nem sempre o consumidor quer um produto com uma excelente qualidade, ele quer um produto que atenda sua necessidade no momento. Para cada inovação devemos fazer uma pesquisa para sua aceitação no mercado.

As tecnologias deveria ser implementadas, levando em consideração o mercado que se quer atingir, o quanto se quer pagar pela tecnologia e o quanto é superior a uma que já se encontra no mercado.

A inovação está diretamente focado na melhoria da competitividade de uma empresa no mercado.

Referencia: Livro – Gestão da Inovação – A economia da Tecnologia no Brasil.

Rafaela

Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Lucian0 Ramos 20675053 abril 16th 2009, 21:54

Creio que seja necessário sempre buscar algo mais. Portanto, é imprescindível verificar o nível de satisfação do cliente, que é a avaliação que ele faz de um produto ou serviço prestado e se esse serviço atende suas necessidades e expectativas.

No caso, apresentado no texto, Eli Lilly identificou uma possibilidade de melhoria em seu produto com o intuito de manter a competitividade, mas errou por não ter ouvido seus clientes finais.

O fornecedor bem intencionado promove ações com vistas a melhor atender para gerar satisfação e, consequentemente, a tão buscada fidelização. Num relacionamento cliente X fornecedor, o pior erro que se pode cometer é elevar as expectativas em relação ao que se vai oferecer ao cliente.
Lucian0 Ramos 20675053
Lucian0 Ramos 20675053

Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/02/2009
Idade : 42
Localização : Resende-Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Elias Fischer 20875114 abril 16th 2009, 22:16

10 PPM é o mesmo que 0,001%.

Criar a insulina com pureza total poderia ser considerado nesse caso inapropriado, afinal quem pagaria a mais por algo que não precisa? Na verdade muita gente. O erro da Lilly não foi inovar para algo que a grande maioria não precisava, e que não lhe trazia em geral benefícios (apenas a uma pequena população). Isso acontece todos os dias. O mercado de supérfluo, ou algo que não deve ser desprezado. Por que estou falando em supérfluo? Bem, por mais interessante que seja a invenção da Novo, ela apenas facilitou o processo. Não houve inovação no produto em si, mas sim na comodidade em usá-lo.

Com certeza os executivos da Lilly não pensavam como entidade filantrópica, buscavam sim inovações para angariar lucros. Assim, entendo que o erro foi oferecer algo melhor, mas mesmo assim um melhor que já estava ótimo, e que não gera conforto aos seus clientes.

Em geral, os clientes buscam primeiro qualidade mínima desejável, depois comodidade. Alguns poucos buscam perfeição, e estão dispostos a pagar por ela.
Exemplos não faltam de inovações que não pegaram no mercado. Não por serem ruins, porém por não serem atrativas aos desejos do ser humano.

Elias Fischer 20875114

Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Lucian0 Ramos 20675053 abril 16th 2009, 22:27

O texto me deixou um pouco confuso , por nao ter informado ou se me passou despercebido o fato da Lilly nao ter continuado comercializando a insulina nao tao pura quanto a posteriormente desenvolvida, com base nesses fatos vejo também que por questoes da falta de pesquisa de mercado. isso poderia ter amenizado a grande queda sofrida pelo laboratorio no que se relaciona as organizações que devem dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes.
concluo e destaco que certa crise se deu por conta, e volta a frisar, "Pesquisa de Mercado".
E acrescento mais, com certeza nao é possivel agradar todo mundo com nossos produtos, algumas pessoas poderao ficar pouco satisfeitas ou totalmente insatisfeitas.
Ob:de acordo com pesquisas feitas de satisfação, de 10% à 20% nao serao atendidas pelos produtos oferecidos, por isso, até no texto é dito que "um percentual minimo de pessoas com diabetes desenvolvem resistencia à insulina"
entao é isso!!!

Referencia: Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa_de_mercado, e também "debates com amigos"
Lucian0 Ramos 20675053
Lucian0 Ramos 20675053

Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/02/2009
Idade : 42
Localização : Resende-Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Lucian0 Ramos 20675053 abril 16th 2009, 22:36

Achei interesante a ideia que meu amigo Ericson defendeu, na verdade é o que eu tambem penso a respeito do assunto abordado!!!
Lucian0 Ramos 20675053
Lucian0 Ramos 20675053

Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/02/2009
Idade : 42
Localização : Resende-Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Sergio silva 20575034 abril 16th 2009, 23:10

Inovações disruptivas são aquelas que provocam uma ruptura no antigo modelo de negócios. Elas normalmente favorecem o aparecimento de novos entrantes.
Uma inovação de ruptura caracteriza-se pelo fato de exigir um novo modelo de negócios, difícil de ser adotado pelas empresas estabelecidas, pois implicaria de início em menores margens, menor crescimento e produtos que não são o que os seus principais clientes querem. Esta situação favorece as novas entrantes que encontram o caminho livre para conquistar espaço no baixo mercado ou entre novos consumidores. A partir daí inicia-se um processo de inovações sustentadoras por parte destas empresas que pode levá-las a escalar o mercado e conquistar os clientes das empresas estabelecidas.
De acordo com Schoemaker, diretor de pesquisas do Centro de Inovação Tecnológica Mack, em se tratando de inovação, a analogia deve ser feita com o disparo de uma escopeta, e não de um rifle. Dada a alta incidência de projetos de inovação, seria bom que as empresas trabalhassem com uma série de situações e contingências possíveis, em vez de colocar todas as suas esperanças em um plano apenas. Fazer as coisas sempre do mesmo jeito parece ser um bom clichê corporativo. “Pesquisas recentes indicam que o mercado acionário não reage bem a inovações intangíveis e de uso incerto e às mudanças tecnológicas”, diz Benner, professora de administração da Wharton. “O que isso significa para as empresas de grande porte de capital aberto? Significa que talvez fiquem em desvantagem se decidirem incorporar alguma inovação radical. Essa inovação, portanto, deverá ser bem-vinda em empresas novas financiadas pelo capital de risco.”
A decisão tomada pela Lilly não foi acertada pois ela deveria ter feito pesquisa de mercado para saber diretamente dos usuários do produto o que eles pensavam a respeito da modificação, “melhoria”, na formulação do produto. Também poderia ter feito um levantamento do percentual de rejeição do atual produto para saber se seria viável sua reformulação, pois a inovação disruptiva veio com a Novo, essa melhoria de performance dos entrantes os leva, com o tempo, a atrair até clientes mais exigentes das estabelecidas, liquidando-as às vezes.



Referências:
Inovação: vítima ou beneficiária das fusões e aquisições?
Aumentando a competitividade durante o processo de inovação na base da pirâmide
Contribuição do investimento em capital de risco corporativo para a inovação:Universia-Knowledge@Wharton
Inovar por meio de aquisição: uma estratégia que nem sempre vale a pena:Universia-Knowledge@Wharton
Crise econômica: grande oportunidade de “inovação disruptiva” para as empresas

Sergio silva 20575034

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por sabrina-fidelix 20875134 abril 16th 2009, 23:29

O erro da Eli Lilly foi não ter feito um levantamento das necessidades do mercado consumidor. Quando se quer lançar um produto, é necessario saber a aceitação deste no mercado. O texto mostra que devemos observar sempre as expectativas e detectar dificuldades do consumidor. A Lilly que já era a líder no mercado de insulina acabou cometendo um erro inovando seu produto.
Agora seu atual desafio será minimizar o impacto da perda de patentes, melhorando a produtividade e reduzindo custos. Tudo isso, mantendo o mais alto nível de qualidade, sem deixar de lado o enfoque da Política Integrada de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da empresa.

http://www.lilly.com.br

sabrina-fidelix 20875134

Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por helvio renato abril 16th 2009, 23:45

O texto fala de um projeto cujo objetivo era aumentar o grau de pureza da insulina, com o objetivo de melhorar seu desempenho. Como resultado de esforços e investimentos contínuos pela líder mundial na fabriação de insulina, a ELI LILLY and COMPANY introduziu sua insulina de marca HUMULIN no mercado. Tratava-se do primeiro produto para consumo humano a emergir na indústria de biotecnologia em escala comercial. A resposta do mercado a este milagre tecnológico foi fraca.
Era um produto diferenciado cujo preço maior o mercado não aceitou porque o desempenho oferecido excedia o que o mercado demandava. É preciso antes de tomar qualquer decisão analisar todos os fatores que estão ao seu redor, conversar com pessoas especialistas, com os pacientes que teriam maior probabilidade de consumir os produtos da empresa pois maior grau de pureza era a exata definição de um produto que venderia mais e acabou não se confirmando.

helvio renato

Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por William Fontanezzi 206750 abril 17th 2009, 00:02

Neste texto observamos o grande risco que uma inovação ruptiva corre ao ser introduzida no mercado como exemplo da deccepção da Eli Lilly e em paralelo vemos o processo de implementação disruptiva de um novo produto (caneta com dosagem facilitadora) da empresa Novo, que aos poucos (característica da inovação disruptiva) foi aumentando sua participação no mercado mundial de insulina com muito lucro.

A Eli Lilly tentou inovar com um produto novo de melhor qualidade e com um preço superior ao produto que existia similar no mercado, porém o grande erro foi não observar que o produto existente no mercado não estava trazendo nenhuma insastifação, muito pelo contrário, o mercado estava muito satisfeito com aquele produto. Porém o que levou a empresa a buscar este novo produto foi o fato de que ao longo dos anos sempre buscou melhorar a qualidade da insulina e achou que com uma inovação ruptiva conseguiria atingir todo mercado para ela, o que nao aconteceu.

Creio, que se a Eli Lilly tivesse investido um pouco mais em P&D, se tivesse buscado mais a fundo saber como estava a satisfação dos consumidores com o produto existente, se estes consumidores aceitariam pagar mais caro por um produto de maior qualidade, o sucesso da implementação de um novo produto no mercado seria mais fácil de ser obtido.

É de fundamental importancia para sobrevivencia de uma empresa nos dias atuais que esta invista em inovações.

A 3M é uma das empresas hoje no mundo que mais investe em inovações de novos produtos, em novos setores e por isso é considerada uma grande referencia no mercado, para se ter uma idéia no site da mesma, na área para enviar currículos a empresa coloca as seguintes frases:
"-Participar do time de funcionários da 3M, significa entrar em uma empresa de sucesso, conhecida pela Inovação em sua linha de produtos e forma de trabalho.
Contribua com seu talento, dinamismo e vontade de se desenvolver:
cadastre seu currículo e venha participar de novos desafios!".
A 3M é uma empresa global de tecnologia diversificada que apresenta soluções inovadoras para as necessidades do dia-a-dia.

Vemos, porém que antes de implementar uma inovação radical ou incremental ruptiva temos que analisar o mercado para saber se haverá ou nao aprovação do produto, ou seja se o mercado está preparado para esta inovação, para que nao ocorra o que aconteceu com a Eli Lilly.

Referências:
http://www.3m.com/intl/br/recrutamento/index.htm
http://www.lilly.com.br
William Fontanezzi 206750
William Fontanezzi 206750

Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/02/2009
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Thiago Varela 20675086 abril 17th 2009, 06:46

Inovação significa novidade ou renovação. A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Hoje, a palavra inovação é mais usada no contexto de idéias e invenções assim como a exploração económica relacionada, sendo que inovação é invenção que chega no mercado.

Tecnologia disruptiva ou inovação disruptiva é um termo descrendo a inovação tecnológica, produto, ou serviço, que utiliza uma estratégia "disruptiva", em vez de "revolucionário" ou "evolucionário", para derrubar uma tecnologia existente dominante no mercado. É sistematicamente demonstrado para a comunidade de pesquisa que as mais disruptivas inovações são uma minoria comparados com as inovações "revolucionarias", que introduzem uma inovação de maior performance no mercado. Exemplo de tecnologias disruptivas sucedendo são raros. Ocasionalmente, uma tecnologia disruptiva vem a dominar um mercado existente, seja preenchendo um espaço no novo mercado que a tecnologia antiga não conseguia atender, ou por sucessivamente mover para cima no mercado, começando com um produto mais barato com performance inferior, e através de aperfeiçoamentos finalmente deslocar os lideres do mercado(como as câmeras digitais substituindo as câmeras por filme).

REFERÊNCIA: Wikipedia

Para responder a pergunta: O que na história da empresa causaria uma mudança nas premissas baseadas na cultura e faria com que seus executivos começassem a fazer perguntas que antes nunca tinham precisado de resposta?
Eu citaria os exemplos dados em sala de aula das empresas que eram líderes de mercado, e pensaram que por serem líderes não poderiam ser afetadas por nova tecnologias, mas não foi bem assim que aconteceu com a Lilly, a Novo surgiu com um produto “inovador” diferente de tudo que existe no mercado, foi assim que a Novo começou a “roubar” mercado da Lilly, sendo assim, os executivos dela “tiveram que fazer perguntas que antes nunca tinham precisado de resposta”.
Isso poderia ser evitado? Sim, poderia. Sabemos que agora é muito fácil dizer isso, mas não é tão simples prever isso, talvez se a Lilly tivesse feitos pesquisas de mercado, para saber o que realmente seus clientes precisavam, se era de um produto com melhor desempenho ou de um produto que facilitasse seu uso ou aplicação.

Thiago Varela 20675086

Mensagens : 7
Data de inscrição : 17/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04) Empty Re: Texto 05 - Excesso de desempenho no ciclo de vida da insulina como um produto (data limite da resposta 16/04)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos